Ame seu inimigo

Quando reagimos à hostilidade com hostilidade e raiva, Satanás venceA realidade da perseguição levanta questões. Como devemos reagir quando atacados pelo Estado, pela cultura, pela sociedade ou mesmo por nossa família e amigos? Recorrer à raiva ou à retaliação é apropriado, ou devemos imitar exemplos da vida de Jesus? Em seus ensinamentos, Ele nos advertiu a esperar “tribulação” e nos convocou a seguir seu caminho (“Se me perseguiram, assim vos perseguirão”).

Como Seus discípulos, devemos seguir Seu exemplo “tomando a cruz.” É uma “bênção” e não uma maldição sofrer por ele, embora isso seja contrário à “sabedoria deste mundo.” Quando injustiçados, justa ou injustamente, devemos lembrar que “os misericordiosos são bem - aventurados, e alcançarão misericórdia... orai pelos que vos usam desprezivelmente” - (Mateus 5:7, 16:24, Lucas 6:28).

Cruz e ovelha - Foto de Yoal Desurmont no Unsplash
[Foto de Yoal Desurmont no Unsplash]

Somos chamados a “
regozijar-nos e regozijar-nos” quando perseguidos, pois “grande é a nossa recompensa no céu.” Seguir Jesus causa oposição, por isso não devemos ficar alarmados quando chegar a perseguição. No entanto, as mentes dominadas pelo pecado e pelas ideologias deste mundo vêem o sofrimento como uma maldição, evidência de que desagradamos a Deus.

Somente o olho da fé percebe que a perseguição produz recompensas eternas. Além disso, os ensinamentos de Cristo sobre sofrimento e perseguição ecoam nos escritos apostólicos.

A Assembleia em Tessalônica, por exemplo, recebeu o evangelho em “muita tribulação”, mas seus membros acolheram a mensagem apesar da hostilidade. Assim, tornaram-se “imitadores” de Paulo e de Jesus. Em vez de raiva ou desânimo, eles aceitaram o caminho do discipulado caracterizado pelo sofrimento. Eles se tornaram “imitadores” dos Santos anteriores “na Judéia...que sofreram as mesmas coisas por seus compatriotas” - (1Ts 1:6-8; 2:14-16).

Depois de ser obrigado a deixar Tessalônica, Paulo enviou Timóteo para avaliar a situação. Ele não queria que ninguém “recuasse nessas tribulações, pois você sabe que estamos designados para isso... estamos destinados à tribulação.”

Paulo expressou sentimentos semelhantes a Timóteo. Ele apontou para seus sofrimentos como um padrão para outros crentes imitarem, uma vez que “todos os que desejam viver uma vida piedosa em Cristo Jesus serão perseguidos” - (2 Timóteo 3:10-12).

As recompensas finais são recebidas na “era por vir.” O sofrimento no presente é desagradável, mas “é uma leve aflição momentânea que nos prepara para um peso eterno de glória além de qualquer comparação” - (2Co 4:17; AP 22:12).

Sofrer “injustamente” é evidência de que pertencemos a Deus. “Quando você faz o que é certo e sofre por isso pacientemente, você tem a aprovação de Deus.” Suportar a rejeição faz parte de seguir o Senhor que “também sofreu por você, deixando-lhe um exemplo a seguir.” Deus nos agraciou para sofrermos pelo seu Reino - (Filipenses 1:28-29, 1 Pedro 2: 19-20).

ABENÇOE SEU PERSEGUIDOR


Respondemos instintivamente da mesma forma a ataques pessoais e corporativos. A sociedade vê a autodefesa como uma reação necessária e moralmente louvável a ameaças e agressões, e a retaliação é fundamental para muitas ideologias políticas.

No entanto, Jesus nos proibiu de retaliar. Ele não nos deu exceções a este ensinamento ou ao seu exemplo. A vingança pode ser a “maneira como o mundo funciona”, mas como Seus discípulos, somos chamados a algo radicalmente diferente.

Quando somos perseguidos ,devemos “amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem.” Ao mostrar-lhes misericórdia, imitamos a Deus e nos tornamos “perfeitos” ou “completos” como ele. Ele faz sua chuva cair sobre justos e injustos. Quem somos nós para tratar os outros de forma diferente? - (Mateus 5: 44-48).

Da mesma forma, Paulo nos ensinou a “abençoar os que vos perseguem! Abençoe e não jure!” Não devemos “responder a ninguém com maldade.” A justiça de Deus não é cega, mas não devemos vingar-nos e deixar a justiça a Deus que “retribuirá” se, como e quando bem entender. “Mas, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber... não vos deixeis vencer pelo mal, mas vencei o mal com o bem” - (Romanos 12:14-21).

Pedro apontou para a morte de Cristo como o paradigma de como devemos responder à hostilidade se realmente somos Seus discípulos, pois “isto fostes chamados porque Cristo também sofreu por vós deixando um exemplo” - (1 Pedro 2:19-23).

Respondemos ao mal com o mal quando vemos os adversários como “inimigos”. Mas devemos lembrar o que já fomos. Ninguém nasce discípulo de Jesus. Somos todos convertidos.  Anteriormente, éramos “inimigos” de Deus, e só fomos reconciliados com ele “pela morte de seu filho.” Ele morreu por nós “quando ainda éramos pecadores” - (Rm 5:6-10).

Através de Seu Filho, Deus está reconciliando consigo homens e mulheres caídos e nos deu o Ministério da reconciliação. Já que recebemos misericórdia, quem melhor para mostrar misericórdia aos nossos perseguidores? Se Deus “amou o mundo de tal maneira” que sacrificou Jesus para redimir a humanidade caída, não deveríamos nós não ter empatia, pelo menos, pelos nossos “inimigos” senão amor?

Não devemos responder com raiva, desobediência civil, ódio ou violência à perseguição, e certamente não tentar “vencer o mal com o mal.” Em vez disso, vencemos o mal com misericórdia, perdão e amor aos nossos inimigos. Jesus nos chamou para pegar a cruz, não a arma. Quando reagimos à hostilidade com raiva e violência, Satanás triunfa.

Como reagimos à hostilidade e à perseguição demonstra exatamente de quem somos discípulos e a quem servimos o Reino.



VEJA TAMBÉM:
  • Mercy and Enemies - (When we react to hostility with hostility and anger, Satan wins)
  • Abraçando a Cruz - (Ser o Messias de Israel significava sofrimento e morte para os outros, E Jesus convocou seus discípulos a seguirem esse mesmo caminho - Marcos 8:31)
  • A Estrada Cruciforme - (Jesus proclamou uma nova realidade política, o Reino de Deus, e tem pouca semelhança com os regimes políticos e ideologias do mundo)

Comments

POPULAR POSTS

One People

On to Perfection