Limites da Lei

A jurisdição dos regulamentos mosaicos sobre a comunidade da aliança chegou ao seu limite com a chegada de Jesus, a semente de Abraão.

Respondendo às alegações de que os gentios devem ser circuncidados, Paulo apelou para a experiência comum do Espírito recebido pelos Gálatas.  Eles receberam o dom através de uma “audição da fé” ou “das obras da Lei”? Tendo começado no Espírito, por que eles buscaram a “completude” de sua fé baseada na “carne” ao invés do Espírito, submetendo-se à circuncisão? Em Jesus, os crentes chegaram ao fim da lei “para a justiça” - (Romanos 10:4).

Paulo citou o exemplo de Abraão que foi “considerado justo pela sua fé”, e não pelo rito da circuncisão que recebeu após o fato. Ele é o “pai” de todos os que são “da fé” e não das “obras da Lei.” Estes últimos estão “sob maldição.” A lei atesta, “Maldito todo homem que não perseverar em todas as coisas escritas no Livro da Lei.” Israel não se comprometera a fazer tudo o que o Senhor ordenara? - (Êxodo 24:3, Deuteronômio 27:26, Gálatas 3: 5-10).

Fim da estrada - Foto de Artur Aldyrkhanov no Unsplash
[Foto de Artur Aldyrkhanov no Unsplash]

Jesus veio para redimir os homens da “maldição da lei”, tornando-se uma maldição em seu favor, para que a “bênção de Abraão”, a “promessa do Espírito”, pudesse vir sobre os gentios através da fé e não das “obras da Lei.”

De acordo com o costume, “a aliança confirmada de um homem” não poderia ser alterada após o fato. Da mesma forma, a “promessa” feita a Abraão e a “sua descendência”, ou seja, Jesus de Nazaré. A aliança foi confirmada por Deus 430 anos antes de A Lei ter sido dada no Sinai, portanto, não acrescentou ou subtraiu da promessa anterior. A promessa tem precedência sobre a legislação mosaica. A herança da aliança é baseada na “promessa” - (Gálatas 3:15-19).

A lei era complementar. Foi uma etapa intermediária que tratou das “transgressões até que veio a semente.” A lei era incapaz de “dar vida”, caso contrário “a justiça estaria na lei.” A lei “confinou todas as coisas sob o pecado para que a promessa pudesse vir baseada na fé de Jesus Cristo.”

A Torá era a guardiã de Israel “até Cristo”, mas, tendo ele vindo, “não estávamos mais sob a custódia.” A custódia da Lei cessou com a chegada de Jesus; portanto, não poderia mais haver “judeu ou grego.”

Todos aqueles em Cristo se tornam “semente de Abraão, segundo a promessa, herdeiros”, independentemente de etnia, gênero, status econômico ou social. As divisões sociais inerentes à lei não se aplicam mais, embora retornar às “obras da Lei” reconstruísse aquelas barreiras agora obsoletas - (GL 3:23-29; HB 8:6-13).

Paulo forneceu um contraste semelhante no quarto capítulo de Gálatas. Ainda menor de idade, o herdeiro estava “sob guarda e mordomos até o dia designado por seu pai.”

Antes da vinda de Jesus, “éramos crianças, em servidão sob os princípios elementares do mundo até a plenitude dos tempos”, momento em que ele veio para “redimir os que estavam debaixo da lei, para que recebêssemos a adoção.” Portanto, os crentes se tornaram filhos e herdeiros em vez de servos - (GL 4:1-6).

Se a Torá ainda determinasse quem estava “dentro” da comunidade da Aliança e quem não estava, e se a obediência a todos os seus regulamentos permanecesse obrigatória para uma posição correta diante de Deus, então todo o argumento de Paulo desmoronaria. Assim, sua declaração anterior: se a absolvição diante de Deus é baseada nas “obras da Lei”, Então Jesus morreu em vão - (GL 2:17-21).

Se ainda estamos “debaixo da lei”, então não somos herdeiros de acordo com a promessa e, portanto, permanecemos sob servidão aos “princípios elementares do mundo”. Se isso é verdade, então ainda estamos mortos em nossos pecados - (Romanos 10: 4 – “Porque Cristo é o fim da lei para justiça a todo aquele que crê”).

Adotar o rito da circuncisão significaria retornar à servidão sob os “princípios elementares” desta era caída, não Liberdade ou “completude”, e o abandono da “fé de Jesus Cristo.” Ao fazer isso, declararíamos que sua morte na cruz é nula e sem efeito.



VEJA TAMBÉM:
  • Até os confins da Terra - (A Boa Nova anunciada por Jesus de Nazaré oferece salvação e vida aos homens e mulheres de todas as nações e povos)
  • Para ti é a Promessa - (O dom do Espírito é para todo homem que se arrepende, inclusive os que estão longe, e isso é em cumprimento da promessa - Atos 2:37-41)
  • Verdadeira Grandeza - (Os discípulos de Jesus são chamados ao serviço de auto-sacrifício pelos outros, assim como Jesus deu a sua vida em resgate por muitos - Marcos 10: 35-45)

Comments

POPULAR POSTS

One People

On to Perfection