Para ti é a Promessa

Pedro convocou sua audiência em Jerusalém para se arrepender e ser batizado “em nome de Jesus Cristo.” Ele concluiu seu sermão com uma nota de cumprimento e com um antegozo das coisas por vir. Pedro começou com uma citação do Livro de Joel, e ele terminou sua mensagem com uma cláusula da mesma passagem, assim ordenadamente entre colchetes seu sermão.

O que começou no dia de Pentecostes foi a era do cumprimento. Deve continuar até a consumação de todas as coisas no “Dia do Senhor.” O que a multidão de peregrinos em Jerusalém “viu e ouviu” no dia de Pentecostes foi o prometido derramamento do Espírito “nos últimos dias”, conforme profetizado por Joel.

Milky Way - Photo by Jeremy Thomas on Unsplash
[Photo by Jeremy Thomas on Unsplash]

Com a morte e Ressurreição de Jesus, os “
últimos dias” começaram a sério. O dom do Espírito foi concedido ao seu povo, começando com a jovem congregação em Jerusalém, mas certamente não terminando aí - (Joel 2:28-32).

O “Dia do Senhor” era mais iminente do que nunca. Todos os que ouviram o evangelho precisavam se arrepender enquanto a oportunidade permanecia, até mesmo “a todos quantos o Senhor nosso Deus chamar.”

  • (Atos 2: 37-38) - “ ... Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a vós é a promessa, e a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a quantos o Senhor nosso Deus lhe chamar.”

A “promessa” foi o “dom do Espírito” predito na Bíblia hebraica, e por Jesus quando ordenou a Seus discípulos que “permanecessem em Jerusalém” até que fossem dotados de poder do alto, a “promessa do Pai.”

João batizou “em água”, mas o Messias de Israel batizaria seus seguidores “no Espírito Santo.” Depois, eles se tornariam suas testemunhas e levariam o Evangelho do Reino de Deus até os “confins da Terra” - (Atos 1:4-5, Lucas 3:16, 24:49).

As imagens e os sons que acompanhavam o derramamento do Espírito no Pentecostes confundiam os peregrinos reunidos no templo, “judeus e prosélitos” de pelo menos quinze nações. Lucas listou essas nações para fazer um ponto teológico. A outorga do Espírito marcou o início da missão de anunciar o Reino de Deus a todas as nações (“Ora, habitavam em Jerusalém judeus, homens devotos, de todas as nações debaixo do céu”).

A aliança de Abraão vislumbrou uma comunidade composta por mais do que apenas seus descendentes biológicos. A certa altura, Yahweh mostrou ao Patriarca as estrelas do céu e desafiou-o a numerá-las, se pudesse. Assim seria o número de sua “semente” - (GN 15:5; 17:4-6).

No entanto, os descendentes físicos de Abraão não cumpriram a aliança. Isso não significava que Deus havia rejeitado Israel. Para facilitar a redenção de Israel, Ele prometeu uma nova relação de aliança que incluiria o Espírito.

CUMPRIMENTO DO CONVÊNIO


Deus iria “reunir-vos dentre as nações e trazer-vos para a vossa terra.” Ele poria um “novo espírito dentro de vós... e porei o meu Espírito dentro de vós e vos farei andar nos meus estatutos” - (Ezequiel 36:24-27).

O cumprimento da promessa começou no Dia de Pentecostes, não apenas com o derramamento do Espírito, mas também com a adição de três mil convertidos dentre os peregrinos judeus.

Esse foi apenas o começo, já que a “promessa” era “para seus filhos, e para todos os que estão longe, até quantos o Senhor nosso Deus lhe chamar.” O anúncio do evangelho começou em Jerusalém. No entanto, o Livro de atos apresenta progredindo de lá para “Judéia, Samaria” e, eventualmente, para Roma, o coração do Império Mundial.

No final de Atos, encontramos o Apóstolo Paulo em Roma em prisão domiciliar. Apesar de suas circunstâncias, ele “recebeu todo homem que vinha a ele, pregando o reino de Deus e ensinando as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo com toda ousadia”, tanto judeus como gentios - (at 28:30-31).

O dom do Espírito e a proclamação das “Boas Novas” não representam a reversão ou rejeição das promessas da aliança feitas a Abraão, mas o seu cumprimento. O que começou no Pentecostes foi apenas a primeira etapa para levar as Boas Novas do Reino de Deus “até os confins da Terra.”

A “promessa do pai” foi e é para “vós e vossos filhos, e para todos os que estão longe, a quantos o Senhor nosso Deus chamar.” A convocação para se arrepender e receber o Espírito é feita a todos os homens e mulheres até a chegada do “Dia do Senhor” e a volta de Jesus. Até esse dia, as Boas Novas do Reino devem ser anunciadas aos “confins da Terra.”



POSTS RELACIONADOS:
  • Até aos confins da Terra - (A Boa Nova anunciada por Jesus de Nazaré oferece salvação e vida aos homens e mulheres de todas as nações e povos)
  • O Espírito da vida - (O espírito de Deus transmite a vida, especialmente a vida eterna, da qual o dom do Espírito é o antegozo e a garantia)
  • To you is the Promise - (The Gift of the Spirit is for every man and woman who repents, even to those afar off, and this is in fulfillment of the Promise - Acts 2:37-41)

Comments

POPULAR POSTS

One People

On to Perfection